A Cidade que Queremos
Em um cenário de emergência climática, urbanização desigual e crescente demanda por qualidade de vida, repensar o modelo de cidade tornou-se uma urgência. Esta apresentação propõe uma reflexão sobre como o planejamento urbano pode ser um vetor de sustentabilidade quando articulado com práticas de construção verde e políticas públicas integradas.
O ponto de partida é o conceito da Cidade de 15 Minutos, modelo urbano que propõe a organização do território para que os principais serviços — moradia, trabalho, educação, saúde e lazer — estejam acessíveis em até 15 minutos a pé ou de bicicleta. A palestra explora os princípios desse conceito — proximidade, mobilidade ativa, diversidade funcional e bem-estar urbano — e discute como sua aplicação pode contribuir para a redução de emissões, valorização dos bairros, justiça espacial e eficiência dos recursos urbanos.
A partir do exemplo dos estudos de caso e dados sobre densidade urbana, será apresentada a relação direta entre adensamento qualificado, infraestrutura urbana e sustentabilidade. A palestra também mostrará como soluções construtivas sustentáveis — como tipologias mistas, fachadas verdes, materiais de baixo carbono, reuso de água e conforto térmico passivo — são fundamentais para viabilizar bairros mais compactos, resilientes e inclusivos. A crise climática também será abordada com o case do Estado do Rio Grande do Sul, onde serão discutidos os desafios e a resiliência das cidades após a maior catástrofe da sua historia.
Complementando a abordagem teórica, serão discutidos casos latino-americanos de boas práticas, conectando urbanismo, construção civil e inovação climática.
A cidade que queremos exige integração entre técnica, sensibilidade urbana e participação cidadã. Construir esse futuro depende de decisões que vão além do edifício — e que reconfiguram a cidade como um todo.